O vereador João Reginaldo Cesa, do MDB de Zortéa, apresentou seu pedido de renúncia ao mandato 2025/28. De acordo com o documento protocolado hoje, dia 30 de abril, ele alega motivos pessoais para a decisão. Ele respondia a um procedimento disciplinar na Casa Legislativa e de acordo com a Lei Orgânica Municipal, poderia ter o mandato caçado por condenação na justiça comum.
Saiba mais
João Reginaldo Cesa foi condenado pela Justiça por fala xenofóbica após as eleições presidenciais de 2022. Há poucos dias ele já havia renunciado ao cargo de segundo secretário da Mesa Diretora.
Conforme já divulgado pelo Portal Magronada, Cesa foi denunciado pelo Ministério Público e condenado pela Justiça de Campos Novos a dois anos de prisão no regime aberto pelo crime de incitar a discriminação ou preconceito, que foi substituída por uma multa no valor de R$ 6.060, equivalente a cinco salários mínimos do ano de 2022, e prestação de serviços comunitários. A sentença, assinada pelo juiz Lucas Antônio Mafra Fornerolli, foi encaminhada à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Zortéa.
De acordo com a lei orgânica do município, o vereador que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado perdera o mandato.
Redação Magronada

Funcionalidade Beta