A pesquisa eleitoral encomendada pelo PSD de Piratuba, que tem Vanderlei Weber e Nego Azeredo como candidatos a prefeito e vice, foi suspensa pela Justiça Eleitoral da Comarca de Capinzal neste sábado, dia 28 de setembro. Ela seria divulgada amanhã, domingo, dia 29.
O pedido de suspensão da pesquisa foi feito pelos candidatos a prefeito e vice, Leonir Antonio e Ivanete Potrich, da coligação Piratuba Merece Mais (PSDB, UB, Cidadania, MDB). De acordo com eles, mesmo a pesquisa sendo registrada no Tribunal Superior Eleitoral, a empresa responsável, o Instituto de Pesquisa Data SC Ltda, deixou de publicar dados exigidos pela lei eleitoral que “poderiam comprometer o resultado das eleições de Piratuba”. Segundo eles, estaria faltando na pesquisa “na demonstração do plano amostral, o nível econômico da pessoa entrevistada, o nível de confiança e a margem de erro”.
Em sua decisão, a juíza Jéssica Évelyn Campos Figueredo Neves, suspendeu a divulgação da pesquisa e deu 48 horas para o PSD e a o Instituto de Pesquisa Data SC Ltda apresentarem justificativa e os documentos ora questionados.
Ainda, de acordo com a decisão, caso não sejam apresentados os documentos, a pesquisa pode ser impugnada, ou seja, considerada inválida. Em relação ao prazo de divulgação, ele pode ser estendido em até cinco dias de acordo com o TSE.