Três homens com 23, 36 e 18 anos, naturais de Rio do Sul, Ibirama e Joaçaba, foram denunciados pelo Ministério Público pelos crimes de furto e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Os crimes aconteceram em 2023. O documento com a denúncia foi assinado nesta terça-feira, dia 16, pelo promotor Douglas Dellazari.
Furto
De acordo com a denúncia do Ministério Público, no dia 25 de setembro de 2023, por volta das 19h40, E.J.F.B, C.A e F.B de A furtaram uma VW/Saveiro CL 1.6, placas JTS-3644, em uma mecânica na Rua Felipe Schmidt, em Ouro.
Devido a problemas mecânicos, os denunciados abandonaram o veículo em uma das pontes entre Joaçaba e Herval d’Oeste, conforme compartilhamento de informações entre a Delegacia da Polícia Civil de Joaçaba e a Divisão de Investigação Criminal de Herval d’Oeste. O setor de investigações encaminhou as fotos de E.J.F.B, este com o vulgo de Ratão, e F.B de A, denunciado que completou 18 anos na época do crime. Para tentar localizar o terceiro autor do delito, a Agência de Inteligência da Polícia Militar de Capinzal foi acionada. Após averiguação de imagens de estabelecimentos e da segurança pública, os militares da especializada conseguiram identificar o terceiro envolvido como C.A, vulgo Trinca.
O denunciado Trinca havia sido peso no dia 26 de setembro, um dia após o crime em Ouro, pela Polícia Militar na cidade de Rio do Sul. Ele estava com dois mandados de prisão e no momento em que foi detido portava um revólver da marca Taurus, calibre .38 Special, número de série IH191988. Conforme a investigação policial, a arma de fogo estava com o trio durante o furto da VW/Saveiro.
Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido
De acordo com um boletim de ocorrência, um homem transitava sentido a Joaçaba quando visualizou o ocupante da VW/Saveiro exibindo uma arma de fogo. Segundo um outro registro policial datado em 25 de setembro de 2023, dia do crime, o denunciado F.B de A fez uma ameaça utilizando o artefato ilegal. No dia da prisão de Trinca em Rio do Sul, ele usava a mesma roupa que na data do furto da VW/Saveiro.
O documento com a denúncia foi encaminhado ao Poder Judiciário.
Bernardo Souza