O município de Piratuba, através da Secretária de Saúde, implantou nesta semana um novo aparelho de eletrocardiograma avançado, para diagnósticos cardiológicos através da Tele-eletrocardiograma.
O aparelho digital permite o diagnóstico de um médico especialista e a interpretação do cardiologista e o laudo imediato à realização do exame. O paciente faz o exame na própria Unidade de Saúde, faz a consulta com o médico clínico geral. Se o profissional identificar a necessidade de exames complementares para ajudar no diagnóstico e tratamento, ele faz a solicitação. Os exames realizados são enviados com segurança pela internet, para que seja avaliado pelo especialista credenciado pelo Estado, que emitirá o laudo e a classificação de risco do paciente.
A implantação do aparelho de eletrocardiograma vai facilitar o diagnóstico e ajudar no trabalho preventivo. Ele também nos traz uma economia fantástica, comenta o Secretário de Saúde Vanderlei Weber. “Hoje o custo para um paciente para fazer um exame desta natureza pode variar de R$ 150,00 a R$ 200,00 reais, mais o custo do transporte para outra cidade. A partir de agora, além do paciente economiza,r o município também economizara nas viagens” completa o secretário.
A secretaria de saúde estuda a implantação ainda neste ano do exame dermatológico, chamado de teledermatoscopia.
Fonte: Paulo Schuch/ Redação