O assunto do efetivo da Polícia Militar de Capinzal foi assunto na sessão da Câmara de Vereadores do município na última terça-feira, dia 22. Os vereadores formaram um requerimento com alguns questionamentos e enviaram ao comandante da 2ª Companhia do 26º Batalhão da Polícia Militar de Capinzal, major Vilmar Rosa.
O assunto mais frisado pelo autor do requerimento, vereador Jairo Luiz Hofmann, foi sobre a falta de efetivo policial para atendimento de ocorrências e rondas em bairros da cidade e comunidades de Capinzal. O documento também foi assinado pelos vereadores Alexsandro Thomaz de Vargas, Enio José Paggi, Rafael Edgar Tonial e Tiago de Oliveira Luz.
O Portal Magronada entrou em contato com o comandante da Polícia Militar de Capinzal, major Vilmar Rosa, o policial explicou questionamentos feitos pelos vereadores. Confira a nota na íntegra enviada pelo militar:
A POLÍCIA MILITAR ESTÁ ATIVA A CRIMINALIDADE:
Assumi o comando da 2ª Cia de Capinzal há poucos dias e estou me inteirando dos problemas da comunidade, e a criminalidade existente no município de Capinzal e região que abrange a 2ª Cia.
Mas de modo geral, pois é de conhecimento de todos que a falta de policiais militares em todos os municípios é latente, pois na 2ª Cia de Capinzal não é diferente, assim como em toda a região que Companhia comanda. Todos os municípios que fazem parte da sede que é Capinzal, assim como Piratuba, Ipira, Ouro e Lacerdópolis estão aquém do necessário.
No entanto, mesmo com esse déficit a Polícia Militar de Capinzal está conseguindo conter a criminalidade, isso reflete na comunidade e, posso dizer que temos o apoio da comunidade, diante disso estamos concluindo e/ou ofertando a comunidade diversos programas onde tivemos ajuda e apoio da comunidade Capinzalense, tais como: Proerd, Rede de Vizinhos, rede de segurança escolar, também vamos implementar Rede Rural de Segurança, caso a comunidade do interior queira dentre outros programas e iniciativas.
Todos os crimes cometidos no âmbito da 2ª Cia estão sendo resolvidos e presos criminosos que cometeram os ilícitos.
Em Capinzal, como estou chegando agora, tive a grata surpresa que as policias estão unidas, trabalhando em conjunto para resolver o problema da criminalidade e está dando certo, isso reflete muito na sensação de segurança, ou melhor, em um ambiente sem medo, pois estamos enfrentando o problemas das drogas, esta é apreendidas quase toda a semana, dentre outros crimes.
Ocorrem sim alguns crimes, mas a sociedade pode ter certeza que a Polícia Militar de Capinzal, não vai arredar um milímetro para a proteção da comunidade, isso ela pode ter certeza, estamos sempre ouvindo a sociedade Capinzalense para sempre melhorar a segurança pública.
Toda prisão em flagrante a polícia militar, fora do horário de expediente da polícia civil (13 às 19 horas), o preso é conduzido para Joaçaba, isto é um modo de organização de outra instituição, que não vou comentar.
A sociedade bem como os poderes constituídos dos municípios pode cobrar a polícia militar, assim como ocorreu na última sessão da câmera de vereadores, que cobraram mais policiais para a nossa cidade e este comando também está cobrando os comandos superiores para venham mais policiais não só para Capinzal como para toda a região em que a 2ª Cia abrange.
Polícia Militar, preservar a ordem, proteger a vida.
Conte sempre com a Polícia Militar de Capinzal.
Capinzal, 24 de agosto de 2023.
Vilmar Rosa
Major PM CMT da 2ª Cia de Capinzal
Bernardo Souza