O delegado da Polícia Civil de Capinzal, Pablo José Lima de Oliveira Freitas, fez um alerta à população sobre a atuação de golpistas que estão aplicando uma nova modalidade de estelionato virtual, conhecida como golpe do nudes, por meio do WhatsApp.
De acordo com informações de Freitas à imprensa, um grupo ainda não identificado tem entrado em contato com pessoas aleatórias pelo WhatsApp. Os golpistas fingem ser menores de idade e enviam nudes. Em seguida, criminosos entram em contato com um segundo perfil, mas usando o brasão da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e um número com DDD 51, alegando ser delegado e pedindo pagamento via Pix, sob a alegação de que o valor seria para uma indenização ou acordo para a suposta adolescente não registrar um boletim de ocorrência.
“A recomendação é clara, ao se deparar com essa situação, não salve as fotos, não realize qualquer transferência, incluindo Pix, bloqueie e denuncie imediatamente o perfil no WhatsApp. Caso tenha dúvidas ou necessite de orientação, procure a delegacia de polícia de sua região para realizar o devido registro da ocorrência e garantir sua proteção”, destacou o delegado.
“As Polícias Civis são órgãos de segurança pública e que prestam serviço público. Em nenhuma hipótese é permitido negociar valores para a condução ou arquivamento de procedimentos investigativos previstos em lei. Mantenham-se atentos e não caiam nesse golpe”, finalizou Freitas.
Bernardo Souza