O prefeito de Piratuba, Vanderlei Weber, e a secretária de Educação de Peritiba, Luciana Nilson, receberam em Brasília, na segunda-feira, dia 10, o selo ouro de alfabetização para seus municípios. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana.
O prêmio é dado para prefeituras e secretarias de educação dos estados que garantiram o direito à alfabetização de crianças até o 2º ano do ensino fundamental. A meta estabelecida em um decreto assinado pelo presidente Lula, ainda em 2023, é de chegar até 2030 com 80% das crianças entre 7 e 8 anos de idade alfabetizadas.
De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do MEC, são consideradas alfabetizadas as crianças que se tornam aptas a ler palavras, frases e pequenos textos; localizar informações na superfície textual; escrever ortograficamente palavras com regularidades diretas entre fonemas e letras e escrever textos que circulam na vida cotidiana, ainda que com desvios ortográficos e de segmentação.
Santa Catarina teve 217 municípios premiados, destes, 137 selos de ouro, 59 de prata e 21 de bronze. Na região, ainda receberam o prêmio ouro as cidades de Ipira, Capinzal e Ouro.
Redação JC