A Associação de Pais de Autistas de Piratuba e Ipira promove no dia 22 de abril um pedágio educativo para orientar a população sobre o Transtorno de Espectro Autista – TEA. O dia mundial de conscientização é no próximo domingo, dia 2 de abril.
De acordo com o psicóloga e mãe de uma criança autista, Karla Lenhardt Machado, a associação criada há cerca de um ano trabalha pelos direitos de pessoas com TEA. “Hoje temos 24 autistas na associação, porém, sabemos que existem mais em Piratuba e Ipira aguardando ainda diagnóstico. Alguns pais até sabem que o filho é autista, inclusive com o diagnóstico, mas não admitem e preferem o isolamento ao invés da luta coletiva em busca de seus direitos”, explica.
Karla afirma que os pais fazem o possível para garantir uma vida digna a seus filhos. “Os pais que podem, custeiam do próprio bolso atendimentos especializados. Porém, nem todos tem condições financeiras. Além disso, buscamos junto ao poder público, especialmente as prefeituras, possibilidades alternativas de terapias e atendimentos especializados além daqueles que já são oferecidos e que pode ajudar a melhorar a vida de nossos filhos”, finaliza.
Os principais sintomas do autismo são a dificuldade de comunicação e comportamento repetitivo de interação, principalmente social. Ele pode ser leve, moderado e severo.
Geferson Schreiner – “Proibida a reprodução desse conteúdo”
Freepik