Machadinho sediou um encontro com entidades ligadas ao turismo, cultura e setor público, para a estruturação do Circuito das Águas, das Tropas e do Mate, em parceria com sete municípios da região, EMATER e SEBRAE. Ele aconteceu na Cervejaria Thänn Bier, na quinta-feira, 07.
A programação contou com uma apresentação técnica sobre o andamento do projeto, palestra sobre Marketing Digital, visita guiada às instalações da cervejaria e um City Tour por pontos turísticos de Machadinho
De acordo com o engenheiro agrônomo da EMATER, Ilvandro Barreto de Melo, o circuito abrange os municípios de Mato Castelhano (Na divisa com Passo Fundo), Gentil, Caseiros, Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, Barracão e Machadinho. “Ele tem como objetivo a criação de uma rota integrada de turismo, aproveitando as riquezas naturais, o legado do tropeirismo e a tradição do mate da região”, pontuou.
O circuito está sendo trabalhado desde 2023, quando aconteceu a assinatura do convênio entre os municípios durante a Expodireto, em Não-Me-Toque. Desde então, o projeto avança em diferentes frentes, com encontros itinerantes — sendo este o primeiro realizado em Machadinho — e ações voltadas à identificação, mapeamento e valorização dos atrativos turísticos em cada localidade participante.
Redação Magronada/ AsCom Machadinho
