Um encontro com lideranças locais discutiu participação de Machadinho no projeto Circuito das Águas, das Tropas e do Mate. O evento, organizado pela Associação do Comércio, Indústria, Turismo e Agricultura de Machadinho – ACITAM, aconteceu no Clube União, no dia 22 de agosto.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/Ascar, Ilvandro Barreto de Melo, a iniciativa pretende desenvolver no Rio Grande do Sul o “Ilex Turismo”, ou seja, ligar a cultura da erva-mate ao turismo. “Atualmente existem três rotas em funcionamento. A Rota do Chimarrão, localizada na região de Venâncio Aires; Caravana da erva-mate, na região do Alto Taquari; e o Caminhos da Erva-mate, na região de Palmeiras da Missões e Novo Barreiro e ainda projetos em países vizinhos”, contou.
Melo aposta na criação de uma quarta rota, envolvendo os municípios de Machadinho, Mato Castelhano, Gentil, Caseiros, Lagoa Vermelha e Barracão. “Com esse novo Circuito das Águas, das Tropas e do Mate vamos atrair mais turistas e valorizar a história, geografia e riquezas culturais de nosso povo. Nosso planejamento já é contar com esse circuito em 2024”, explica.
A Emater/ Ascar está apresentando o projeto nos municípios participantes e fazendo o levantamento das potencialidades de cada um. Em seguida, será feito um treinamento e a capacitação de pessoas para atuar no projeto.
