Documento do Ministério do Turismo foi emitido na última semana
O município de Ipira agora faz parte da Região Turística do Alto Uruguai Catarinense. O documento que oficializa esta condição, foi emitido na última semana pelo Ministério do Turismo, conforme informações da Prefeitura e do Sebrae.
Até ano passado Ipira pertencia à Região do Vale dos Imigrantes, mas a partir de um novo cadastro feito com auxílio do Sebrae, no sistema de informação do Mapa do Turismo, o município passou a integrar a 14ª Região, a do Alto Uruguai, através do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais, o PRT.
A consultora do Sebrae, Silvia Nowaski Balduíno, que auxiliou no processo de cadastro e orientação, com a também consultora Karla Hall, destaca a importância para o município, em estar no Mapa do Turismo. “Ipira se mantém alinhada com a política nacional do Turismo, estabelecida pelo Governo Federal. O Mapa do Turismo divide o país em regiões turísticas e de cordo com as ofertas de turismo, os municípios são agrupados. A partir desta regionalização o Governo Federal consegue priorizar as ações de investimentos”, explica. “Para que a cidade ou região estejam aptos a receber investimentos em forma de recursos ou linhas de créditos com juros mais baixos do que o mercado, tanto para o poder público como para empreendedores, é necessário que o município cumpra alguns requisitos. Dentre eles é preciso ter uma pasta do turismo no município, um responsável, dotação orçamentária, um conselho municipal de turismo ativo, além de planejamento e atividades, que precisam ser comprovadas”, detalha a consultora.
Silvia relatou ainda ao Jornal Comunidade, que além da visibilidade por estar na Mapa do Turismo, Ipira terá oportunidades para fortalecer o segmento. Segundo ela, ações neste sentido também já foram desenvolvidas. “Realizamos missões técnicas com empreendedores e integrantes do conselho de turismo, visitando com destinos turísticos consolidados, com rotas de turismo e turismo cultural pra que a gente possa diversificar nossos produtos e ter ideias de novos empreendimentos para Ipira”, finaliza.
Cristiano Mortari/ Jornal Comunidade
Arquivo JC