A terceira idade de Capinzal já pode participar do projeto Biblioterapia. Ele iniciou na segunda-feira, dia 14, na Biblioteca Municipal Vereador Rolindo Casagrande.
De acordo com os organizadores, o projeto consiste em vivências que utilizam a leitura como ferramenta do cuidado emocional, estímulo cognitivo e fortalecimento de vínculos. A primeira ação, inspirada na obra “O Baú de Sonhos”, fez os idosos presentes a refletir acerca da importância de manter vivos os sonhos em qualquer idade.
Mais informações sobre o funcionamento e horários do projeto na biblioteca, próximo a Caixa Econômica, no centro de Capinzal.
Saiba mais
A Biblioterapia é uma prática terapêutica baseada na leitura de textos literários, com benefícios amplamente reconhecidos para a saúde emocional e mental, especialmente na terceira idade. Conheça alguns deles:
Estímulo cognitivo: Manter o cérebro ativo é essencial para prevenir ou retardar o declínio cognitivo e doenças como o Alzheimer;
Bem-estar emocional: Histórias inspiradoras acolhem, confortam e ajudam a reduzir a solidão;
Promoção da socialização: Os encontros favorecem a troca de experiências e fortalecem os laços sociais;
Redução da ansiedade e do estresse: A leitura funciona como uma válvula de escape saudável para as tensões do cotidiano;
Resgate da memória e da identidade: Textos que remetem à infância ou juventude despertam lembranças afetivas e reforçam a autoestima.
Redação M/ AsCom Capinzal
