O Hospital Piratuba/Ipira aderiu a nova Política Hospitalar Catarinense e vai receber mais recursos financeiros do Estado. A confirmação foi dada pelo diretor geral do hospital, Dener Fernando Regalin, na última semana do mês de dezembro de 2023.
O programa garante a estruturação dos serviços de internação e cirurgias, considerando o número de leitos, atendimentos realizados e taxa de ocupação no setor de internação, para o pagamento dos serviços prestados pelo hospital local. “Para efetivar nosso credenciamento, tivemos que mostrar que temos entre 20 a 49 leitos disponíveis, que a taxa de ocupação de internação é maior que 20 % desses leitos, que temos em funcionamento serviços médicos e de cirurgia, diagnósticos básicos como Eletrocardiograma e exames de sangue e também atendimento de urgência e emergência”, explica.
Regalin confirmou que o Estado repassava cerca de R$ 15 mil mensais, indiferente do número de atendimentos realizados. “A partir de agora, cada internação ou procedimento realizado, passará a ser pago individualmente pelo Estado de acordo com as tabelas de valores definidos pelo programa. Com isso e pelas nossas projeções, baseando-se nos atendimentos realizados, a tendência é que o hospital receba mais recursos do que estava recebendo”. O diretor lembra que os R$ 15 mil mensais não eram suficientes para cobrir os custos dos serviços que causavam prejuízo ao hospital.
As prefeituras de Ipira e Piratuba, também repassam valores financeiros mensais e colaboram com os projetos desenvolvidos pelo hospital para manter a entidade em funcionamento. “Com esse credenciamento do Estado e os convênios das prefeituras municipais, vamos investir ainda mais na qualificação e estruturação dos serviços que prestamos. Vamos concluir 2023 com as contas pagas”, contou. “É preciso registrar que nossa equipe fez um ótimo trabalho nesse ano e vamos colher os frutos de todas essas conquistas”, finalizou.
Jornal Comunidade