O Festival Batista Souza de Cinema Nacional desembarcou em Marcelino Ramos – RS na última semana para apresentar a história da Ferrovia São Paulo – Rio Grande. A exibição do documentário e apresentação do livro, aconteceu nas unidades escolares da Rede Municipal de Educação e em uma sessão aberta à comunidade na Câmara Municipal de Vereadores.
A exibição do documentário A Linha da Memória, oferece uma visão detalhada sobre a influência da ferrovia na formação da região. O filme, dirigido por João Orides Padilha e com roteiro de Ernoy Mattiello, capturou a essência da trajetória ferroviária com uma abordagem envolvente e informativa.
Além do documentário, o festival marcou o lançamento do livro A Saga Indômita de Zeca Vaccariano: Muito Além do Assalto ao Trem Pagador. A obra, escrita por Ernoy Mattiello, integra a dissertação de Mestrado do autor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O livro explora o icônico assalto ao trem, em outubro de 1909, na região de Pinheiro Prêto – SC, e os eventos históricos relacionados, oferecendo uma perspectiva aprofundada sobre o tema.
A Secretaria de Educação, professora Aira Bertolla, destacou a importância do tema para a comunidade marcelinense. “Foi uma oportunidade para a comunidade local se reencontrar com a herança cultural e histórica proporcionada pela ferrovia, que foi um dos pilares do surgimento e desenvolvimento do município”.
O Evento contou com o apoio oficial da Prefeitura de Marcelino Ramos, Rádio Salette FM, Jornal Comunidade e Portal Magronada.
Redação JC