A juíza da comarca de Capinzal, Jessica Evelyn Campos Figueiredo Neves, absolveu o ex-prefeito de Piratuba, Adélio Spanholi, da acusação de fraude na licitação do projeto Piratuba Digital, que levava telefonia e internet para as áreas rurais de Piratuba, implantado no ano de 2010. A denúncia foi feita pelo Ministério Público. A sentença foi publicada no dia 28 de fevereiro de 2025.
Os outros réus absolvidos foram Edicarlos Poggere, Charles Boin, Camila Aparecida Belotto, Marcos Luiz Folle, Launa Crislei Deckmann, Juremi Gomes da Conceição, Milena Gomes e Rholyston Cordeio dos santos. De acordo com a juíza, há ausência de provas. Já os réus Carlos Henrique Wunder e Nacshon Gideao Rodrigues foram absolvidos por não haver provas suficientes para condenação.
Já o réu Rhivaylton Cordeiro dos Santos foi condenado ao cumprimento de pena privativa de liberdade de 3 anos, 7 meses e 6 dias de detenção, em regime aberto, e ao pagamento de 12 dias-multa, estes no valor unitário de 1/5 do salário mínimo vigente ao tempo dos fatos. E Neville Marco Rodrigues condenado ao cumprimento de pena privativa de liberdade de 4 anos, 2 meses e 12 dias de detenção, em regime inicial semiaberto, e ao pagamento de 14 dias-multa, estes no valor unitário de 1/5 do salário mínimo vigente ao tempo dos fatos.
Geferson Schreiner
