A Justiça Eleitoral de Capinzal divulgou orientações sobre datas e ações que os partidos políticos devem executar até as eleições de 6 de outubro deste ano.
A chefe do cartório eleitoral da Comarca de Capinzal, Graciela Ramos, lembrou que dia 20 começa o prazo para realização das convenções partidárias. “Neste momento os partidos escolhem, entre seus filiados, quem irá representá-los nas próximas eleições. Os partidos não costumam realizar essa convenção no início do prazo, que encerra dia 5 de agosto”.
A partir da convenção, o partido político já pode registrar seus candidatos. “O prazo final de registro é dia 15 de agosto. Desde a realização da convenção partidária, os partidos já podem encaminhar os pedidos de registro de candidatura”, explicou Graciela. “Todo registro é feito online”.
A campanha e a propaganda eleitoral começam dia 16 de agosto. “Mesmo que um partido realize sua convenção e registre seus candidatos antes do prazo final de 15 de agosto, esses candidatos terão que aguardar até o dia 16 de agosto para iniciar suas campanhas”, detalhou.
De acordo com Graciela, para facilitar o processo de registro de candidaturas e esclarecer dúvidas, o cartório vai fazer uma reunião presencial com os diretórios municipais. A data será confirmada após o calendário das reuniões do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Redação/ Nativa FM