A comemoração dos 100 anos da Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Sempre Verde, da comunidade de Filadélfia, Ipira, aconteceu no domingo, dia 1º de setembro. O dia contou com apresentações de corais da região, almoço, apresentação e danças folclóricas e matinê.
Saiba mais
A “Sociedade Im mer Grün” foi fundada em 4 de setembro de 1924. Ela recebeu o nome em língua alemã, uma tradição dos moradores da Comunidade de Filadélfia. O primeiro regente foi Germano Hupe. Ainda em 1925, a sociedade comprou os primeiros livros com partituras de músicas.
Em 1938, durante o Governo Vargas e a implantação da ditadura do “Estado Novo”, o Coral foi obrigado a mudar o nome para a língua portuguesa, que na tradução passou a se chamar “Coral Sempre Verde”. Em 1942 a sociedade passou por momentos difíceis e ficou parada por seis anos. Mobilizada, a comunidade fez ressurgir a sociedade em 1948.
Em 1977 foi construída a atual sede da Sociedade Sempre Verde, que entre suas atividades, continua valorizando o canto através de seu coral masculino, um dos poucos ainda existentes na região, inclusive apresentando músicas na língua alemã. Em 2006 foi gravado o único CD, sob a regência do maestro Alípio Land (in memoriam).
Geferson Schreiner/ Jornal Comunidade