A PCH Pira, entre as cidades de Piratuba e Ipira, já iniciou a fase de testes para geração de energia elétrica. A autorização foi dada na quinta-feira, dia 31 de julho, pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina, CELESC.
De acordo com o presidente da PCH Pira, Henry Kirst, todo equipamento será testado primeiro. “Temos um conjunto de máquinas que já estão funcionando, incluindo os quatro geradores na casa de força e um no barramento, as turbinas, entre outros. Ainda não estamos mandando a energia elétrica para a distribuidora, que é a CELESC”.
De acordo com o cronograma da empresa, o fornecimento de energia elétrica para a distribuidora deve acontecer até o final do mês de agosto. “Estamos trabalhando para tudo ficar pronto até o final deste mês, incluindo todas as licenças necessárias. Já temos os encaminhamentos feitos com a Aneel e aguardamos a Licença Ambiental Única, LAU, para defensivamente entregar a energia para a distribuidora”.
A produção de energia elétrica será enviada para uma nova subestação construída em Lacerdópolis, através de um consórcio das PCHs instaladas no Rio do Peixe. Só então, ela passa a ser distribuída pela CELESC.
Sobre a PCH Pira
A PCH Pira prevê uma potência instalada de 23 MW de geração de energia. O lago, que armazena água para movimentar as turbinas se formou no início do mês de junho, no Rio do Peixe, entre as cidades de Piratuba e Ipira, em Santa Catarina.
Geferson Schreiner
