Neste mês de agosto, a Lei Maria da Penha completa 18 anos. Ela foi criada com base na história de Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência por parte de seu marido. Apesar dos esforços e campanhas de conscientização, como o Agosto Lilás, ainda há muitos casos de violência, tanto física quanto psicológica. A realidade não é muito diferente nos municípios da comarca, com 453 ocorrências registradas pelas polícias nos primeiros sete meses deste ano.
O jornalismo do Portal Magronada buscou junto à Secretaria de Segurança Pública números de ocorrências registradas de alguns crimes contra a mulher, como ameaça, estupro, injúria, lesão corporal e vias de fato. Os dados são de janeiro a julho dos municípios de Capinzal, Ipira, Lacerdópolis, Ouro e Piratuba, cidades da comarca.
De acordo com os dados, o crime de ameaça é o que lidera, com 262 ocorrências registradas, seguido por lesão corporal, com 78, e injúria, com 71. Pelo medo da vítima denunciar o agressor, o número ainda pode ser maior.
A mulher que está sendo vítima de alguma violência pode pedir ajuda pelo telefone 190 da Polícia Militar ou registrar um boletim de ocorrência nas delegacias.
Confira os dados a seguir:
