O Festival Batista Souza de Cinema Nacional trouxe à tona uma rica trajetória retratada no filme “A Linha da Memória”, uma realização da Proeza Audiovisuais e Virtual Pictures, com produção de Júnior Padilha e coprodução de Ernoy Mattiello. Em Machadinho a produção cinematográfica foi exibida na quinta-feira, dia 27 e em Piratuba na segunda-feira, dia 1º de julho.
O Cineasta, Ernoy Mattiello, compartilhou detalhes sobre o processo de criação e a importância desse lançamento. “A arte tem suas agruras naturais. Nem todos compreendem a profundidade e a importância que esse trabalho tem na alma do ser humano e na formação psicossocial”, comentou Ernoy.
Além do filme, o evento também marcou o lançamento do livro “Muito Além do Assalto”, que narra a história do primeiro assalto ao trem das Américas em 1909, ocorrido em Pinheiro Preto. Este trabalho é parte da dissertação de mestrado de Ernoy, que enfatizou a relevância de perpetuar essa história para as futuras gerações.
O Festival Batista Souza de Cinema Nacional, que passa por 138 cidades em 26 estados brasileiros, incluindo Espírito Santo, Tocantins, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, tem como objetivo levar a arte do cinema a diversos públicos, desde grandes salas de exibição até pequenos espaços como salas de aula. Ernoy destacou o desafio de mobilizar parceiros e recursos para a realização do evento, agradecendo às Prefeitura de Machadinho, Piratuba e aos veículos de comunicação locais pelo apoio.
Redação JC