A Coordenadoria Regional de Defesa Civil concluiu na tarde desta segunda-feira, dia 7, a instalação da nova ponte na divisa entre os municípios Presidente Castello Branco e Ouro, sobre o Rio Rancho Grande.
O empreendimento tem cinco metros de largura e 10 de comprimento, sendo confeccionado todo em concreto. A ponte substitui a antiga, que era de madeira e não oferecia segurança para os usuários cada vez que o rio Rancho Grande tinha média e grandes inundações provocadas pelas chuvas.
Segundo o terceiro sargento dos bombeiros militares, Adilson de Oliveira, Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, “a acessibilidade é um fator fundamental para o desenvolvimento e qualidade de vida de qualquer comunidade. Nas áreas rurais, a falta de uma ponte pode dificultar ou até mesmo impossibilitar o transporte de pessoas, bens e serviços. Os moradores podem enfrentar dificuldades para acessar hospitais, escolas e outros serviços essenciais. Além disso, a falta de acesso pode afetar negativamente a economia local, impedindo a chegada de insumos, escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento de atividades comerciais. Com a instalação dessa ponte, mais larga e mais alta, trás maior segurança para a comunidade local, pois o trânsito não será mais interrompido em pequenas e médias inundações causadas pelo rio Rancho Grande”.
A obra contou com a participação das prefeituras de Castello Branco e Ouro, que executaram as cabeceiras. O valor total investido foi de R$ 164.054,95.
Jocimar Soares – Rádio Aliança