A cidade de Ipira ganhou o primeiro livro que registra sua história, dos tempos dos povos originários até os dias atuais, “Vivências e Memórias – A História de Ipira”. A obra, de 102 páginas, das professoras de história Ivanete Mora Nosswitz e Vânia Kilpp Stochmann, foi lançada na noite de ontem no Centro de Atividades Culturais.
O livro começa contando como viviam os primeiros habitantes da região, os povos originários ou índios. Ele segue mostrando como chegaram e se estabeleceram os primeiros colonizadores caboclos, alemães e italianos, que fundaram as primeiras comunidades, passando pela emancipação do município em 1963 e as manifestações culturais presentes na sociedade da área rural e urbana.
De acordo com Ivanete e Vânia, o projeto do livro nasceu há mais de 20 anos. “Quando concluímos a graduação em história na Universidade do Contestado, os professores nos desafiaram a fazer o trabalho de conclusão de curso resgatando a história de Ipira, afinal, até então, não tínhamos um livro específico falando de nossa cidade, apenas citações em outros livros, fotografias, documentos e conteúdos jornalísticos”, contou Iva. “Nosso desafio foi reunir documentos, da história escrita e oral, e sistematizar isso tudo”, seguiu Vânia.
O detalhe é que o projeto de conclusão de curso e hoje o livro A História de Ipira, ficou guardado em um arquivo de computador por mais de 20 anos. Foi somente em 2022, depois de uma conversa com o prefeito Marcelo Baldissera e a secretária de cultura, turismo, indústria e comércio, Rosimeri Fatima Spazini, que as autoras decidiram fazer a publicação. “Nos empolgamos com a possibilidade. Resgatamos os arquivos no computador, revisamos os textos e com o apoio da prefeitura e das cooperativas Sicredi e Cresol, concluímos o material que deu origem ao livro”, finaliza Ivanete.
A primeira tiragem impressa, na noite de autógrafos, foi entregue para familiares, apoiadores do projeto e escolas municipais. As autoras do livro repassaram os direitos autorias para a Prefeitura de Ipira, que também disponibilizou o conteúdo através de um e-book no site da prefeitura.
Geferson Schreiner
*Proibido a reprodução desse conteúdo
