Uma equipe da Secretaria de Saúde de Piratuba participou do 2º Seminário Estadual de Habitação, que aconteceu nos dias 13 e 14 de junho em Treze Tílias. O evento é realizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina – FECAM, através da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.
O evento teve como principais objetivos discutir a política pública habitacional, a implantação dos planos municipais de habitação, as atribuições do conselho municipal, regularização de imóveis e informações sobre programas estaduais de habitação e o programa federal “Minha casa Minha Vida”, que são direcionados para o setor. “Pelo que entendemos, os governos federal e estadual tem recursos em caixa para aplicar na construção de moradias e reformas, porém, os municípios precisam estar organizados, com funcionários com conhecimento sobre os projetos, ter um local específico para atendimento, as assistentes sociais instruídas, cadastros de usuários atualizados e principalmente, o conselho municipal de habitação funcionando”, explicou o diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Saúde, Ronaldo Amora.
Em Piratuba, o Conselho Municipal de Habitação deve ser reativado. “Já fizemos algumas conversas com nossa gerente de assistência social, Deonete Gasparini Sandi e a assistente social, Kênia Munaretti, que também participaram do evento. O primeiro passo em nossa cidade será reestruturar o conselho, fazer um levantamento das necessidades, incluindo a possibilidade de novas moradias e reformas, fazer os projetos e encaminhar aos órgãos públicos. Para isso tudo acontecer, são várias horas e dias de trabalho da equipe que ainda se dedica a outras atividades do setor social. Depois ainda precisamos da aprovação dos governos estadual e federal para enfim liberar os recursos. De acordo com o que ouvimos no seminário, isso pode levar de um a dois anos”, finalizou.
Magronada