Os Consórcios Itá, Machadinho e a ENGIE Brasil Energia, sócia e operadora das Usinas, iniciam a segunda etapa das ações de consolidação dos Planos de Contingência das Defesas Civis municipais e Plano de Ação de Emergência da Usina, em parceria com as Defesas Civis municipais. Na região da Usina Hidrelétrica Itá começou dia 12 de junho.
Essa é a segunda fase das ações preventivas, sendo que a primeira ocorreu em 2022 e envolveu o cadastramento social de todos os moradores a jusante da Usina. Agora, serão instaladas placas de sinalização para indicação das rotas de fuga e pontos de encontro, além de sistema de alarme sonoro, que visa promover a prevenção, a preparação e o gerenciamento eficiente de riscos e eventualidades comuns a cheias naturais e eventos adversos, garantindo assim a segurança e o bem-estar da população local.
O sistema sonoro será acionado em diversas situações, como testes simulados e em casos de cheias graves e alagamentos. Também serão colocadas placas de sinalização, indicando aos moradores quais são as rotas de fuga e os locais seguros para se abrigar em caso de emergência.
Os mesmos sistemas serão instalados na região da Usina Machadinho a partir de 27 de julho, as ações serão executadas em áreas próximas as dependências das Usinas, em trechos rurais, com distância de até 10 quilômetros da barragem nos munícipios de Aratiba/RS, Barra do Rio Azul/RS, Marcelino Ramos/RS, Maximiliano de Almeida/RS, Itá/SC e Piratuba/SC.
Após a conclusão da fase de instalação do sistema sonoro e sinalização indicativa, será realizado o evento de simulado, que será avisado antecipadamente. Na ocasião, a comunidade receberá as orientações completas sobre os procedimentos necessários em uma situação adversa.
Os Consórcios Itá e Machadinho reforçam que as ações possuem caráter preventivo, e que as barragens, assim como suas estruturas, atendem plenamente aos fatores de segurança, não oferecendo nenhum risco à comunidade. As ações estão previstas para o atendimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC (Lei 12.608/2012) e a Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis nº 12.334/2010 e n° 14.066/2020).
Deizy Marcon