A partir de segunda-feira, dia 13 de novembro, a PCH Pira inicia o transporte de equipamentos de grande porte da cidade de Xanxerê até o local da construção da usina em Linha São Luiz, Ipira. Serão aproximadamente 10 dias seguidos com logística de trânsito alterado nas proximidades da Sociedade Aliança e Rua Uruguai, entre às 11h e 14h.
De acordo com o engenheiro responsável, Rafael Lehmann, uma carreta prancha vai transportar as peças metálicas que tem excesso de largura e altura. “São máquinas que serão usadas na usina e vem desmontadas. Cada três peças formam uma máquina”, explicou. “Mesmo assim, são peças grandes com uma média de 5 metros de largura e 5 metros de altura, o que exige um cuidado específico no trânsito, especialmente nas curvas e nas ruas do centro da cidade de Ipira. A primeira peça que vai chegar segunda-feira pesa quase sete toneladas”.
Lehmann explica que alguns pontos das estradas devem ficar temporariamente interditados durante esse transporte. “Vamos identificar os locais com cones e cartazes. Além disso, em alguns, casos, teremos pessoas fazendo orientações do trânsito. Em caso de chuva, o transporte não acontece por orientação dos órgãos públicos de fiscalização”, detalhou.
Geferson Schreiner