A Secretaria de Saúde lançou na sexta-feira, dia 1º de setembro, a programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. Além da administração pública, o projeto envolve entidades do município e o hospital.
Na quinta-feira será feita a divulgação da temática junto ao momento cívico em comemoração a Independência do Brasil no Centro de Eventos, a partir das 08h. No dia 11 a psicóloga Karla Cristina Lenhardt Machado vai participar da Sessão Legislativa da Câmara para falar sobre o tema, às 18h. Já no dia 13, uma palestra aberta para toda a população, no Centro de Eventos, a partir das 19h, com Diego Reginato, vai abordar o tema inteligência emocional.
A programação seguirá e no dia 16 haverá Culto de celebração da vila com o tema “Ser Sal e Luz do Mundo”, na Igreja de Confissão Luterana, às 19h. No dia 19 a Câmara de Vereadores vai receber a psicóloga Karolina Kettermann, na Sessão dos Vereadores Mirins, às 18h. A psicóloga e a assistente social Kenia Munaretti Frozza vão percorrer comunidades do interior nos dias 13, 20 e 21 para levar informações aos grupos de idosos.
No dia 26, das 15h às 17h, os profissionais da saúde assistem uma palestra com a psiquiatra Tadiane Luiza Ficagna. Nesse momento, os atendimentos de urgência e emergência serão realizados somente no Hospital Piratuba/Ipira.
E para finalizar as atividades da programação, no 27 dia haverá uma parada de orientação sobre o tema na Praça do Ferroviário organizada pelo CRAS pela manhã e a tarde
Outras ações pontuais também serão realizadas, pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e entidades religiosas.
Redação